quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Gótico-Cultura Gótica- estilo Gótico e maquiagem Gótica









Gótico, em primeiro lugar, significa: relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o séc. III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao cristianismo. A primeira distorção do adjetivo data da renascença. Os italianos achavam que a arte clássica, que admiravam e procuravam reviver, fora corrompida na idade média pelos cristãos. Assim sendo, fizeram dos godos seu bode-espiatório e taxaram pejorativamente toda arte medieval (cristã), de gótica, ampliando assim o sentido da palavra.

Durante os séculos em que foi moderna, a arte gótica era conhecida sob o nome de "opus francigenarum", o que significa "obra francesa" e indica bem a sua principal origem. Entretanto nos séculos XV e XVI com a Renascença e o entusiasmo pela antiguidade clássica, passou-se a considerar a Idade Média como uma época bárbara e obscura. 

Como os godos eram os bárbaros mais conhecidos, o estilo passou a se chamar gótico, ou seja, bárbaro por excelência, alcançando um sentido pejorativo e de profundo desprezo. 

A arte gótica era muito conhecida pela arquitetura arrojada, o que permitia aos seus construtores erigirem castelos e fortalezas mais fortes e resistentes de que os de outras civilizações da época. Estes castelos, mansões e fortificações era palco de histórias e lendas, muitas ligadas ao místico e sobrenatural. Ao final do séc. XVIII, eles foram visitados por uma nova estirpe de habitantes. Eram poetas, escritores, ocultistas e sonhadores. Nas sombras eles produziam obras imortais como Frankenstein, O Corvo, As Flores do Mal, Drácula e outras. Este é o mundo dos góticos, sombrio e languidamente romântico. Uma eterna busca, guiada pela noite e seus mistérios 



Cultura Gotica


A cultura gotica e goticismo também chamada de Dark no ínicio dos anos 80 aqui no Brasil, abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80, estética com maquiagem e penteados alternativos e, certa "bagagem" filosófica e literária.

A Cultura Gótica teve início no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk.

A cultura era composta de indivíduos de posturas incomuns com uma insaciável curiosidade pela cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto do mesmismo da sociedade moderna. Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos pois eles acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam tétricas, ele vêem como belo e artístico

Moda Gótica - Estilo Gótico


O estilo gótico não passa despercebido e chama a atenção em qualquer lugar. O estilo gótico, é caracterizado pela a cor preta que é a cor predominante (cores vermelha e roxa também são muito usadas nas roupas goticas No quesito moda gótica – roupas goticas femininas temos os acessórios metalizados, corselets bem trabalhados, coturno, luvas, muita renda, sombrinha trabalhadas; Já, nas roupas goticas masculinas os homens gostam de vestir peças do vestuário feminino (saias por cima de calças), casacos, mangas largas, crucifixo como acessório, etc.



Maquiagem Gotica


A maquiagem é o essencial para o look gótico. As cores são sempre pesadas, para a sombra preto, azul bem forte, roxo, vermelho. O make é muito pancake deixando a pele bem pálida e o lápis de olho significam muito para o Estilo Gótico.

Na Maquiagem gótica como os olhos são bem marcados (alguns aderem a lentes para melhor destaque).

Subdvisão da Moda Gótica temos os:


Tradicional Goth/ Dark wave que possuem fortes traços do estilo punk em seu visual. Costumam também mesclar roupas de Sado-masoquismo, roupas antigas (como sobretudos, capas e vestidos longos), coturnos, roupas de couro (como jaquetas) e jóias prateadas 

roupas goticas, roupa gotica, goticismo, site gotico, roupas goticas femininas,


O visual deathrocker ou deathrock é punk. Roupas rasgadas, cabelos moicanos, brincos, coturnos e outras coisas do guarda-roupa punk. É muito fácil confundir um deathrocker com um punk, a primeira vista. Também possuem uma forte preferência por filmes de terror, sobretudo aqueles de baixa produção. 

roupas goticas, roupa gotica, goticismo, site gotico, roupas goticas femininas,


Cybergótico nasce dentro de uma cena eletrônica. Suas roupas são bem diferentes das roupas do gótico tradicional, com cores florescentes, néon, misturados com alguma coisa escura. Seu vestiário usa e abusa de temáticas futuristas, pegando idéias até mesmo dos filmes de ficção cientifica. 

roupas goticas, roupa gotica, goticismo, site gotico, roupas goticas femininas,


Medieval Goth com roupas simples, vestidos e pouca maquiagem fazem do estilo medieval uma faceta um tanto quanto "fora' dos outros estilos. Procuram sempre por histórias do período medieval e renascentista. Em termos gerais têm por medieval algumas revisitações do estilo renascentista. 

roupas goticas, roupa gotica, goticismo, site gotico, roupas goticas femininas,

9 comentários:

  1. Adorei seu artigo.O Medieval Goth é muito lindo!! Olha, acho que só não me visto assim porque sei muito bem que existem muitos preconceituosos por aí, porque acho extremamente belo. Parabéns pelo texto!

    papelpoesia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. nao importa o que os outros acham vc tem que ser vc!!!!!

    ResponderExcluir
  3. nao importa o que os outros acham vc tem que ser vc!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal..
    O Medieval Goth, é muito lindoo!

    ResponderExcluir
  5. Cara, foi mal mas meus olhos quase explodiram quando li isso. Vc acertou quando falou sobre a historia da palavra 'gotico', mas a SUBCULTURA GOTICA não tem NADA a ver com isso. A subcultura gotica nasceu nos anos oitenta, como vc falou, porém vc não disse q o ASPECTO MAIS IMPORTANTE DA SUBCULTURA é a música gótica (ou seja: darkwave, coldwave, gothic rock e deathrock. E não, gothic metal, doom metal não fazem parte do meio gotico e sim do metal) e que a literatura gotica e arte gotica são coisas apenas ADICIONAIS, que não precisam ser necessariamente apreciadas pelo individuo da cena gotica. Outro: a palavra GOTICISMO é totalmente errado quando vai se referir a quem é gotico e apenas pode ser usada quando se refere à literatura. Por exemplo: eu sou gotico, mas eu n me digo goticista pq isso é mt errado cara. E outro: quando vc deu aquelas caracteristicas ao gotico, como por exemplo 'inteligente' isso n tem nd a ver, pq os goticos n necessariamente tem q ser inteligentes, isso n tem nd a ver.

    ResponderExcluir
  6. Cara, foi mal mas meus olhos quase explodiram quando li isso. Vc acertou quando falou sobre a historia da palavra 'gotico', mas a SUBCULTURA GOTICA não tem NADA a ver com isso. A subcultura gotica nasceu nos anos oitenta, como vc falou, porém vc não disse q o ASPECTO MAIS IMPORTANTE DA SUBCULTURA é a música gótica (ou seja: darkwave, coldwave, gothic rock e deathrock. E não, gothic metal, doom metal não fazem parte do meio gotico e sim do metal) e que a literatura gotica e arte gotica são coisas apenas ADICIONAIS, que não precisam ser necessariamente apreciadas pelo individuo da cena gotica. Outro: a palavra GOTICISMO é totalmente errado quando vai se referir a quem é gotico e apenas pode ser usada quando se refere à literatura. Por exemplo: eu sou gotico, mas eu n me digo goticista pq isso é mt errado cara. E outro: quando vc deu aquelas caracteristicas ao gotico, como por exemplo 'inteligente' isso n tem nd a ver, pq os goticos n necessariamente tem q ser inteligentes, isso n tem nd a ver.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 57 anos, sou professora e penso que, fora do local de trabalho, cada um e livre de se vestir como quiser, respeitando certas regras. E apropriado para uma muculmana cobrir todo o corpo e rosto, os indios andam nus no seu territorio, entao porque nao vestir um gotico medieva, se isso nao ofender ninguem?

    ResponderExcluir